Ajudo Sim Educacional

Dicas para fazer um TCC sem estresse!

Escrever um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é encarado como um dos momentos mais “emocionantes” (leia-se: temidos) pelos estudantes. Preparamos 08 dicas e conselhos baseados em dores e lembranças de vários alunos que já compartilharam experiências conosco. Então se faz sentido no seu atual momento, boa leitura.

 

1. Escolha um tema que você goste

Se você definir um tema que não curte muito, provavelmente vai se sentir desanimado bem cedo. Ser racional é importante, mas deixe seu coração falar um pouquinho também.

2. Tenha muita bibliografia à disposição

Fazer a pesquisa de um TCC já é cansativo. Imagina ainda ter que traduzir artigos que estão em outra língua (exemplos artigos em RUSSO ou em ALEMÂO)? A dica é encontrar assuntos que sejam ricos em fontes de consulta, como livros, produções científicas e outros TCC’s.

3. Não tente desvendar os segredos do mundo

Em um TCC, você não precisa inventar a roda, basta encontrar alguma lacuna euma pesquisa relevante.

4. Comece o TCC pela base

O primeiro passo de um TCC é a criação de uma base bem-feita. O que ela precisa ter? Basicamente os pontos principais do trabalho: o tema e a delimitação, o problema de pesquisa, os objetivos, as hipóteses e a justificativa.

5. Saiba quais são os elementos do trabalho

Um trabalho de conclusão é formado por elementos pré-textuais, textuais e pós- textuais. Existem itens que são opcionais e outros que são obrigatórios. Conhecê-los é essencial.

6. Busque fontes seguras

É preciso prestar bastante atenção nos locais que você acessa, garantir que são fontes confiáveis. Ninguém merece um trabalho com informações falsas ou incorretas.

7. Use frases curtas e objetivas

Quanto mais longa uma frase for, mais chance você tem de se perder nas ideias e se “embananar”. Sem falar que frases curtas são mais fáceis de ler.

8. Separe as suas tarefas em tarefas menores

Não sente na frente do computador com o objetivo de “fazer o TCC” imediatamente. Tenha metas claras, como finalizar um capítulo ou organizar todas as tabelas, por exemplo.Assim, desenvolver o TCC em etapas e com um cronograma bem definido é sempre o melhor caminho.

Após a leitura deste conteúdo se ainda ficar dúvidas, fale com o nosso time. Nós ajudamos você! 

Equipe Ajudo Sim – Consultoria Acadêmica.

Ajudo Sim Educacional

CNPJ:
36.842.815/0001-65

Atendimento

Segunda a Sábado: horário de atendimento de 09:00 as 18:00

DOMINGO: atendimento especializado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You cannot copy content of this page